sábado, 16 de março de 2013

Wicca-conhecendo p3 (ultimo)

-como é possível ser um wiccan?
O primeiro passo se refere a “iniciação” que ocorre no momento em que o aspirante começa seus estudos. Depois, ele passará por uma iniciação propriamente dita. Após o período de aproximadamente um ano de estudos (onde adquiriu o conhecimento), já estará habituado a frequentar as cerimônias e a trocar experiências. 
Cada iniciado tem seu nome secreto ou craft name. Após alguns anos, ele próprio será um sacerdote e iniciará outros wiccans, que formarão novos covens. 
Alguns preferem estudar e praticar os ritos solitariamente.

-rituais
Basicamente, o círculo mágico é o mais importante a ser feito em todo ritual, pois sua característica principal é a de reunir o grupo com amor. É traçado com giz ou carvão cujo intuito é a proteção dos seus membros. Outras figuras são incluídas como o quadrado, triângulo, pentagrama, entre outros. O conhecimento sobre a cabala e astrologia também estão presentes.

-o que é utilizado em seus rituais?
Os ritos são realizados dentro de um círculo e os símbolos presentes são: o altar, o athame (faca, símbolo do falo do deus que contém marcas e símbolos), o caldeirão, o cálice (representando o graal), a espada cerimonial para traçar o círculo (o giz e o carvão são também usados) e a estrela de seis pontas. 
Também estão presentes os incensos, o material cabalístico, o pentagrama (estrela de cinco pontas), o símbolo da Lua crescente, cheia e minguante (virgem, mãe e anciã; a representação de Sophia), as túnicas cerimoniais, a vara (varinha), a vassoura ritual e as velas.
Não faltam os cantos, a música, os colares, as tiaras, os braceletes, entre outros.

-ressurgimento
Nas décadas de 20 e 30 a antropóloga e egiptóloga Margaret Murray (1863-1963) escreveu livros considerados fundamentais para a compreensão da religião Wicca  Explicou que as mulheres acusadas de bruxaria, perseguidas e mortas na Idade Média eram adeptas ao culto Wicca e não adoradoras do satanismo
Nos anos 50 e 60 foi popularizada sendo considerada como um movimento da Nova Era, ganhando muitos adeptos nos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. No Brasil, os grupos surgiram na década de oitenta e 90, especialmente na cidade de São Paulo e Brasília.

-vestimentas
Os adeptos usam uma vestimenta ritual que inclui um cordão amarrado na cintura. A religião valoriza o corpo acima de tudo, pois é o depositário vivo de energias. Quando está desnudo simboliza o abandono da sua personalidade social.

-como são chamadas as tradições e seus elementos?
A religião Wicca é formada por várias seitas ou “tradições” como a Gardneriana, Alexandrina, Diânica, Tânica, Georgiana, Tradicionalista Ética e outras. Acreditam na força dos quatro elementos “terra, fogo, ar e água” contidos na natureza que são evocados durante seus rituais.

-Esbats e Sabás
O Wicca se baseia em ritos precisos de inspiração pagã e nos ciclos de força da natureza. Existem dois tipos de cerimônia: o Esbat relacionado às fases da Lua, cuja intenção é trazer um novo impulso para a consciência e os Sabás (dias sagrados). 
Existem oito festivais celebrados durante o ano.
* Yule (celebrado no solstício de inverno),
* Imbolc (2 de fevereiro),
* Ostara (equinócio da primavera em março),
* Beltane (1° de maio),
* Litha (solstício de verão),
* Lughnasadh (1° agosto),
* Mabon (equinócio de outono),
* Samhain (celebrado no dia de halloween). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário