sábado, 16 de março de 2013

Wicca-conhecendo p1

-o que é Wicca?
Sua origem está no início do desenvolvimento humano da religião e pode ser encontrada em quase todos os sistemas religiosos históricos. Acredita-se que a Wicca seja a religião mais antiga do mundo. Foram encontradas imagens icnográficas na arte rupestre do período paleolítico que representam o culto Wicca  entre eles, “o pequeno feiticeiro” e “o grande feiticeiro” localizadas na caverna Trois Fréres, França.

-quantos adeptos existem?
Acredita-se ter por volta de 800 mil adeptos nos Estados Unidos e Grã Bretanha. No Brasil, estima-se que existam 50 mil adeptos, cuja concentração reside em São Paulo e Brasília.

- A Magia na Wicca
Cada membro usa a magia com a intenção de entrar em contato com o divino dentro de si além de se associar as forças externas da natureza. Os adeptos da Wicca não abordam a magia como algo relacionado ao universo sobrenatural, mas incompreendida pelas pessoas comuns.

-a importância do Pentagrama
Associado ao planeta Vênus, o pentagrama significa que o homem é o complemento simétrico da natureza. O adepto deve trazê-lo sempre junto a si, como símbolo de sua relação entre o reino visível e invisível dos quatro elementos.

-Código Moral da Wicca
O Código Moral é simples e benevolente: “sem prejudicar ninguém, realize a sua vontade“. Ou seja, você é livre para fazer o que quiser, contanto que, de forma alguma, prejudique alguém ou você mesmo. Existem algumas virtudes que devem estar presentes nos seus adeptos: “humildade, compaixão, poder, força, reverência, honra, alegria e beleza”. A natureza Wicca se apoia na liberdade de sua consciência, nada rejeita do ser humano como pecaminoso ou intrinsecamente mau.

-os adeptos praticam magia negra?
Claro que não. Eles não cultuam energias malévolas por não serem maniqueístas. Porém entendem a ação dos daimons (divindades, espíritos) que para muitos são consideradas como energias do mal. 

Também não são anticristãos. Admiram Jesus Cristo e tem respeito por todas as vertentes religiosas. Não praticam qualquer forma de magia negra, não cultuam o diabo, Lúcifer, Satã, demônios ou qualquer entidade do mal.

-A deusa da Wicca
A manifestação das divindades pode se apresentar tanto como masculina ou feminina. O princípio criador é feminino e dela foi criado o princípio masculino, que ao completá-la, deu-se a criação do Universo.

O aspecto feminino, a deusa tríplice (virgem, mãe e anciã) representa a fertilidade, a criação, os poderes regeneradores da natureza e a sabedoria.

-o deus da Wicca
O deus chifrudo é o deus Cornífero, a deidade fálica e corresponde ao princípio masculino, a criatividade intelectual. Pode ser representado como um homem barbado, com os cascos e os chifres de um bode. Esse deus seria a contraparte masculina da imagem da deusa, também chamado de Cernunnos, Pã, Woden, etc. .

A Igreja Católica, numa tentativa de erradicar a adoração do antigo deus da fertilidade, transformou-o em seu símbolo do mal (diabo).
fonte:http://www.terra.com.br/esoterico/infograficos/wicca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário